Quem tem o sonho da casa própria sabe o quanto é difícil ter o crédito aprovado para financiar um imóvel, mesmo com toda a papelada em mãos, é possível não ter o financiamento liberado.
Não basta ter um salário compatível com o valor do imóvel que se quer comprar. Além da comprovação de renda, os bancos e financeiras usam outros critérios para decidir se farão ou não o financiamento.
Um desses critérios é o score de crédito e muita gente se pergunta se há uma pontuação mínima para conseguir o financiamento. Não há esse número, porque o score é apenas um dos itens avaliados.
E para ajudar aqueles querem melhorar as chances de conseguir financiar seu futuro lar, nós trouxemos esta nova matéria com 7 dicas valiosas!
Tenha conta no banco em que vai pedir financiamento
Este ponto é fundamental para ter relacionamento. Quanto mais tempo você for cliente do banco, maior o histórico de crédito que você tem com ele. Assim, a instituição saberá quanto dinheiro circulou na sua conta e poderá avaliar melhor seu potencial para pagar o financiamento.
Confira como está o seu CPF
Estar negativado é um dos pontos que gera maior dificuldade para conseguir financiar um imóvel, por isso, é importante checar se existe alguma restrição ou apontamento no seu nome.
Abra o Cadastro Positivo
Um dos primeiros pontos para conseguir financiar um imóvel é ter um bom histórico de crédito, portanto fazer o seu Cadastro Positivo e pagar as contas sempre em dia, podem ajudar a obter o financiamento.
Receba seus pagamentos na conta
Essa é uma dica importante tanto para quem tem carteira assinada como para os autônomos! Ter uma conta-salário ou depositar todo o dinheiro que se ganha no banco ajuda a auxilia na avaliação do banco.
Você poderá usar o extrato de movimentação da sua conta para comprovar a renda que teve nos últimos meses, assim ficará mais fácil demonstrar o seu orçamento.
Confira o seu score
Entre os vários critérios que bancos e financeiras podem ou não usar para aprovar um financiamento está o score. Uma dica é consultar seu score antes de pedir o financiamento!
Assim, você mesmo pode verificar qual é a sua pontuação e o que pode fazer para aumentar o seu score.
Você pode até usar o seu score como argumentação para melhorar as condições oferecidas pelo banco.
Reúna a documentação
Com todas as informações, você também vai precisar levar todos os documentos necessários para conseguir o financiamento.
Entre a documentação, não se esqueça do comprovante de renda, extratos bancários, holerites e da declaração do Imposto de Renda.
Regularize sua empresa
Esta dica é para os trabalhadores autônomos! Deixar a informalidade e se tornar um MEI (Microempreendedor Individual) te ajuda na análise de crédito.
Além disso, você também passará a ter benefícios como aposentadoria e auxílio doença.
Com essas super dicas você vai aumentar as suas chances de conseguir financiar o lar dos sonhos sem dor de cabeça e ainda ganha o bônus: Com o nome limpo e Cadastro Positivo aberto, vai melhorar seu score para conquistar outros tipos de crédito.