Se você é inquilino ou locador de um imóvel, seja ele residencial ou comercial, você precisa estar atento aos índices de reajuste do aluguel e justamente pensando nisso preparamos esta nova matéria para te ajudar a entender como calcular o reajuste!
Como calcular aumento de aluguel? Qual o índice?
Para saber como calcular aumento de aluguel é preciso observar qual dos índices está no contrato. No nosso caso utilizamos o IGP-M.
Para saber como calcular aumento de aluguel pelo índice IGP-M é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer o que o compõe. O IGP-M é composto por três índices, são eles:
Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M);
Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M);
Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M).
Para realizar o cálculo corretamente é preciso conferir a data de aniversário do contrato do aluguel. Por exemplo, se você alugou uma casa por R$1.000 no dia 15 de outubro de 2020 o valor reajustado será cobrado a partir do dia 15 de outubro de 2021.
O percentual do índice para o reajuste deverá ser o acumulado de 12 meses. Pegando o exemplo acima, o IGP-M acumulado do período é de 21,73%. Portanto, o cálculo deverá ser feito em cima dele.
Vale lembrar que não há um limite para quanto pode aumentar o aluguel por ano. Então é muito importante estar atento às variações do índice para realizar o cálculo de aumento de aluguel.